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Investir em propaganda pode não ser a solução para o seu negócio

Quando a crise bate à porta e os clientes desaparecem, é comum as empresas recorrerem ao investimento em propaganda para retomar o crescimento. Afinal, os consumidores não estão adquirindo os meus produtos e serviços por falta de anúncios mais agressivos, certo? Na verdade, não é sempre assim que a banda toca. A comunicação é apenas uma das variáveis que compõem o negócio. Negligenciar os demais elementos de marketing afetará o bom andamento da empresa e reduzirá consideravelmente os resultados das campanhas publicitárias. Vejamos na prática quais seriam esses outros coeficientes, por vezes, esquecidos pelos tomadores de decisão.


Avaliação do Produto

O produto ou serviço da empresa precisa ser avaliado sistematicamente e de forma periódica. Uma oferta que não satisfaz por completo as necessidades dos consumidores perde valor no mercado competitivo e, por consequência, acaba substituída. Desse modo, a miopia interna precisa dar lugar ao benchmarking (análise e busca das melhores práticas da concorrência) e a pesquisa junto aos clientes. Ignorar o público target e oponentes não é uma atitude inteligente.

Precificação

Seria ingenuidade pensar que alguém fidelizará uma empresa que pratique preços acima do mercado. Sobretudo em épocas de crise, todo processo desnecessário à entrega de valor precisa ser abolido do contexto organizacional. De nada adianta produzir uma oferta maravilhosa se o preço praticado esteja acima do que os consumidores pretendem adquirir. A facilitação na forma de pagamento também é citada em pesquisas como prioritária na aquisição da oferta.

Canais de venda

A internet transformou por completo a forma de consumir. É obrigação da empresa proporcionar plataformas on-line com informações, opções de compra, possibilidades de customização e pós-venda. Dirigir-se a uma loja física passa longe de ser a 1ª opção do consumidor. O grau de complexidade da oferta também irá exigir maior preparo e qualificação da equipe de vendedores. Adquirir uma bolacha é diferente de comprar uma televisão. Esta requer maior esclarecimento (Smartv, polegadas, LED, Plasma, garantia...) ao cliente se compararmos àquela.

Branding - CRM - Pesquisa

Por mais que o assunto não seja novidade neste blog, nunca é demais ratificar a importância da construção de uma marca sólida. Tornar-se referência em algo para um grupo de pessoas é meio caminho andado. Neste processo, o investimento em CRM mostra-se essencial. Conhecer melhor os seus clientes garante uma vantagem competitiva, permitindo uma customização da oferta a partir da segmentação realizada. Sem essas informações qualitativas adquiridas através de pesquisas junto aos consumidores, o desenvolvimento de produtos e ofertas implicaria custos bem maiores à organização. 

O objetivo deste texto não é minimizar a importância da propaganda para uma empresa. Longe disto. Sem a comunicação publicitária, teríamos uma lacuna nociva entre clientes e empresas. Porém, sem ajustar os outros elementos que formam o composto de marketing, teríamos consideráveis baixas de conversão, além do desperdício de verba. O que, convenhamos, em épocas difíceis, é quase um suicídio empresarial.

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