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Entenda o que é Marketing e qual a sua importância para uma empresa

Definitivamente, Marketing é a palavra da moda. Entre estudiosos e leigos, o termo é utilizado para definir uma série de alternativas e situações. Mas você realmente sabe o que significa Marketing? A palavra Marketing Deriva do latim "mercare", expressão usada para definir o comércio de produtos na Roma Antiga. Nessa época, praticamente todos os itens produzidos ou fabricados eram inteiramente consumidos. Ou seja, não havia grande necessidade de esforço para a realização das vendas. Com o advento do capitalismo, esse cenário mudou completamente. O mundo ganhou milhares de empresas, trazendo um número interminável de ofertas aos consumidores. Desta forma, com a extensa variedade de opções existentes, a disputa por clientes virou uma guerra. Aí é que entra o Marketing. Que é, na opinião de muitos, a área mais importante de uma empresa, tendo em vista que é o Marketing quem cuida do bem mais precioso de uma organização: os seus clientes. Sem desmerecer as áreas de Operações, Finanças, Recursos Humanos e Pesquisa e Desenvolvimento, é no Marketing que se ganha a guerra corporativa. Afinal, sem clientes, uma empresa não tem motivo para existir. É através das ferramentas de MKT que serão avaliados quem são os clientes, seus perfis, necessidades de consumo... para que se possa desenvolver produtos ou serviços que satisfaçam os consumidores da empresa.
 

É dentro do Marketing, também, onde se encontra o Planejamento Estratégico da empresa. Por sua vez, esse contém as diretrizes que guiarão todo o esforço da Organização. Entre outras palavras: se o panorama tá feio para quem se utiliza das ferramentas de Marketing, aqueles que não as conhecem estão fadados ao fracasso. Produto, preço, ponto de venda, pesquisa, criação de valor, posicionamento... são alguns assuntos que uma empresa precisa dominar. Como a expressão "Marketing" é ainda relativamente nova, muitos a conhecem de forma pejorativa. É comum ouvir "Isso é uma jogada de Marketing" ou "Esse cara é um marketeiro", com o intuito de definir produtos de baixa qualidade ou pessoas de índole duvidosa. Sendo assim, se você também tem esses preconceitos, trate de eliminá-los. Aliás, com revolução da tecnologia, internet, redes sociais... essa necessidade acentuou-se ainda mais. Dentre os diversos conceitos encontrados acerca do Marketing, escolhi o do americano Jerome McCarthy, um dos pioneiros no assunto, a fim de ilustrar a temática. Veja a definição na íntegra: "Marketing é a execução das atividades que buscam realizar os objetivos de uma organização, prevendo as necessidades do freguês ou cliente e dirigindo um fluxo de bens e serviços para a satisfação dessas necessidades, a partir do produtor para o freguês ou cliente”. Perceba que a definição é de 1986. Portanto, muitos proprietários, gerentes, supervisores... que ainda não possuem um Planejamento de MKT estão um tanto atrasados.

Se formos definir bem objetivamente o que significa Marketing, teríamos algo parecido com isso: Marketing é o conjunto de ações realizadas a fim de suprir as necessidades dos clientes de uma empresa, gerando satisfação ao público-alvo e lucro para a organização. Desta forma, pratica melhor Marketing a empresa que conseguir agregar maior valor aos seus produtos e serviços, suprindo os anseios dos consumidores de forma mais eficiente que seus concorrentes. Diante dessas definições, torna-se fundamental que toda empresa, antes de tudo, se pergunte: o meu produto/serviço satisfaz as necessidades dos meus clientes? O meu preço está compatível com o valor que meus clientes estão dispostos a pagar? Os consumidores conhecem o meu produto? De que forma os clientes terão acesso aos meus produtos? Sempre se posicionando no lugar do comprador. Só assim será possível obter êxito nas tarefas de Marketing.

O grande erro cometido ao falar de Marketing é associá-lo basicamente às ações de comunicação. Trabalhar o Marketing não é necessariamente investir na divulgação do seu produto. Lembre-se: a propaganda é apenas um dos aspectos que compõem o negocio. Gastar um caminhão de dinheiro em publicidade não é a solução para desencalhar produtos de baixa qualidade ou que pouco interessam aos consumidores. Se você não satisfaz os desejos/necessidades dos seus clientes, certamente outra empresa o fará. Não subestime a inteligência dos consumidores!

Marketing não é uma ciência exata, nem possui poderes mágicos e instantâneos. Isso exige tempo, leitura, esforço, transformação e, na maioria dos casos,auxílio de um profissional da área. Entretanto, o primeiro passo é conscientizar-se de que o Marketing é um caminho sem volta. Agarre-se a ele ou prepare-se para a falência. Dentre muitas fontes de consulta, você pode acompanhar diversos artigos sobre o tema aqui no SOS Marketing. Lembre-se: Só o Marketing salva! Mãos à obra!

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