Header Adsggg

'Formadores de opinião': Entenda por que eles são tão importantes!

Não é de hoje que as empresas perceberam a presença dos chamados "formadores de opinião" dentro do mercado consumidor e a sua capacidade de afetar o comportamento de consumo dos demais clientes. É importante identificar dentro de cada segmento quais são os indivíduos responsáveis por influenciar o maior número possível de consumidores. Eles, sem dúvida, necessitam uma "atenção" especial por parte do departamento de marketing.

Os mercados que apresentam os formadores de opinião mais influentes são aqueles cuja quantidade ou complexidade das informações são muito elevados. Típicos casos desses exemplos são médicos, mecânicos, advogados, engenheiros, professores e profissionais de informática, dentre outros. Se o seu amigo mencionar os benefícios de uma nova pasta de dente, provavelmente você não correrá ao supermercado para adquirir a novidade. Agora, se o seu dentista informar que tal produto lhe trará benefícios superiores em relação a outro, certamente a indicação torna-se muito mais relevante. O mesmo caso se aplica na compra de um carro, tubulação, sistema operacional...

Caso o seu negócio se enquadre nesses moldes, descubra quem são os formadores de opinião no segmento, apresente o seu produto e estreite as relações. Em diversos casos essa ação rende melhores resultados do que qualquer outro tipo de publicidade. Inclusive a preços mais baixos.

Recentemente a Microsoft utilizou essa estratégia para divulgar o lançamento do seu navegador para internet "IE10". Embora o sistema operacional Windows seja disparado o mais utilizado no mundo, o navegador de internet da empresa, que já vem incluso no sistema, vem perdendo espaço outros navegadores (Google Chrome, Mozila, Safari). A Microsoft descobriu que os principais responsáveis por indicar outros sistemas de navegação a outros usuários são os próprios especialistas em informática (programadores, "nerds", professores...).  Detectado o "problema", a empresa escolheu esses usuários para receber as novidade do IE 10, criando peças publicitárias voltadas para esses formadores de opinião. Com muito bom humor, a companhia convidou esses consumidores para uma nova experiência com o produto. Acompanhe o comercial abaixo e veja que ele foi feito para esse seleto grupo de formadores de opinião.    

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.