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Conheça o incrível case do camelô que enriqueceu através do Marketing

A história não é tão recente e provavelmente você já deve ter ouvido falar no camelô que enriqueceu vendendo doces. Mas a história é fantástica do ponto de vista do Marketing e merece uma análise mais aprofundada. Estou falando de David Portes (55 anos), empresário bem sucedido, palestrante e consultor de Marketing. Há 25 anos, David, que estava desempregado e morando na rua, resolveu tentar a sorte vendendo doces no centro do Rio de Janeiro. Com R$ 12,00 para investir e tendo cursado até a 7ª série do ensino fundamental, a perspectiva favorável passava bem longe do comerciante. Porém, David superou todas as adversidades através da criatividade e de inúmeras técnicas de Administração de Marketing, apesar do total desconhecimento do que a palavra Marketing significava!

Mas então, como ele conseguiu realizar tantas ações eficientes? A resposta é mais simples do que se imagina. David tinha uma grande obsessão: SATISFAZER AS NECESSIDADES DOS SEUS CLIENTES. Bingo! Todo princípio norteador do Marketing parte desse ponto central. Dessa forma, o empreendedor passou a coletar informações dos clientes e desenvolver ações que fossem ao encontro das expectativas de seus consumidores. Vou listar algumas de suas ações de Marketing (todas de forma intuitiva).

1. Criou promoções de descontos através do preenchimento de cadastros dos clientes. Assim ele reuniu um mailing com mais de 5.000 clientes.

2. Dividiu a sua banca por setores, a fim de organizar o consumo no seu ponto de venda.

3. Desenvolveu um sistema de delivery para atender os clientes que trabalhavam nos prédios comerciais vizinhos.

4. Organizou um drive-thru para entregar a mercadoria de forma mais ágil aos automóveis que trafegavam próximo a sua banca.

5. Montou uma espécie “programa de recompensas”. Desta forma, os clientes poderiam retirar mercadorias na Banca de forma gratuita, a partir do momento que atingissem um número “x” de compras realizadas.

6. Presenteava os clientes cadastrados sempre que estavam de aniversário.

7. Lançou um setor “Diet”, a pedido dos clientes.

8. Realizou parcerias com consultórios dentários, para minimizar o efeito colateral dos seus produtos (doces, em sua maioria) nos clientes. O Slogan da campanha era: “A Banca do David suja, mas depois manda limpar”.

9. Incorporou promoções específicas nas datas sazonais do comércio tradicional, sorteando viagens, estadias em hotéis ...

10. Enviava catálogos de produtos para e-mails de clientes e aceitava pedidos por correio eletrônico(antes mesmo que os serviços de e-mail Marketing se popularizassem no Brasil).

Enfim, apesar das limitações e falta de conhecimento técnico sobre o tema, David conseguiu realizar um belo trabalho de Marketing através da sua obsessão em “encantar seus clientes”. Hoje, o criativo e ousado empreendedor orgulha-se em ter ficado milionário montando Bancas de “guloseimas”. Ele ainda vem ampliando a rede de franquias da “banca do David” e atuando na área de Marketing com sua própria agência, a DMarketing. Também realiza palestras no Brasil e exterior, contando o seu curioso “Case de Marketing”.

Depois de conhecer a história de David não há como deixar de aprender a grande lição deste case: não se faz Marketing sem pensar nas necessidades dos clientes. Aliás, esse deveria ser o Mantra de todo empresário!

Abaixo você pode conferir uma palestra realizada por David.

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